domingo, 26 de julho de 2009

BOLETIM DOMINICAL – 26/07/2009

REFLEXÃO BÍBLICA

O que o Espírito disse as Igrejas
(esboço da mensagem pregada pelo Pastor Eudes no aniversário da Igreja)
Nas sete cartas do livro de Apocalipse (capítulos 2 e 3), encontramos uma frase que é comum a elas: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas”. O que é que há nessas cartas escritas para aquelas Igrejas da Ásia Menor que era tão relevante a ponto dessa solene advertência ser repetida sete vezes?
Olhando para o conjunto das cartas, podemos observar alguns temas enfocados na apresentação de Jesus as Igrejas, na análise que ele fez da vida interna de cada uma delas, da exortação que fez as mesmas e da promessa aos vencedores. Essas ênfases eram muito relevantes e precisavam de uma atenção especial por parte daquelas Igrejas, senão vejamos: 1) O Espírito disse que Jesus Cristo era Deus (“Isto diz aquele que é o primeiro e o último”; “Isto diz aquele que é o Filho de Deus”), Redentor (“Isto diz aquele que foi morto e reviveu”), e Senhor, Soberano (“Isto diz aquele que tem a chave de Davi e que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre”); 2) O Espírito ainda disse que a devoção a Cristo é prioridade na vida do cristão e negligenciá-la é pecado, e que precisa de arrependimento. “Tenho, porém contra ti que deixastes o teu primeiro amor”; 3) O Espírito disse que o Senhor Jesus anda no meio da Sua Igreja, e que está com ela sempre. “Isto diz aquele... que anda no meio dos sete castiçais de ouro”; 4) O Espírito disse que o Senhor, cabeça da Igreja, a conhece profundamente, inclusive as suas virtudes e as suas fraquezas. “Eu sei as tuas obras“; 5) O Espírito disse que a Igreja é santa por vocação e que precisa viver na prática aquilo que ela é posicionalmente em Cristo. “Mas em Sardes também tens algumas pessoas que não contaminaram suas vestes; elas andarão comigo, vestidas de branco, pois são dignas”; 6) O Espírito disse que os crentes quando errarem devem se arrepender de seus pecados para voltar a gozar de comunhão com Deus. “Lembra-te, pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;...”; 7) O Espírito disse que Deus recompensará aos seus servos que fielmente O servem de todo o coração. “Ao que vencer... dar-lhe-ei...”.
Amados irmãos considerando que essas Igrejas do Apocalipse são também Igrejas representativas das Igrejas de todas as épocas inclusive do tempo em que estamos vivendo, devemos entender que essa mensagem é também relevante para nós que fazemos a III IEC/JPA.
Consideramos ainda que o Espírito fora dado a Igreja do Senhor Jesus para está com ela enquanto ela existir neste mundo, é de suma importância que estejamos atentos ao falar do Espírito em nosso meio. Deus é um Deus vivo e verdadeiro e Ele habita no meio da sua Igreja, vitalizando-a, renovando-a, impulsionando-a a realizar o seu propósito através do ministério das Igrejas locais. Então faz-se necessário que sejamos sensíveis a voz do Espírito de Deus que habita no interior do crente e também no meio da comunidade eclesial. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas”
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti
NOTÍCIAS
ANIVERSÁRIO DA IGREJA: Agradecemos a Deus pelo privilégio que tivemos de celebrá-Lo nos três cultos que foram realizados como festividades de aniversário dos doze anos de organização da nossa Igreja. Os cultos foram em tudo abençoados por Deus. O Senhor fez todas as provisões para que tivéssemos reuniões poderosas para a glória dEle. Agradecemos a todos que participaram dos cultos, dirigindo, cantando, tocando e especialmente aqueles que foram escolhidos por Deus para ministrar a Sua palavra, os Pastores Éber Lucena, Eudes Lopes e Carlos Formiga. Queira o bondoso Deus continuar dispensando as suas bênçãos sobre as vidas de todos que participaram dos cultos comemorativos do 12º aniversário da Igreja.
DIÁC. VALDENOR DE VOLTA: Damos as boas vindas ao Diác. Valdenor Torres e a sua família que retornaram para João Pessoa depois que passarem quinze dias em Patos/PB visitando os seus parentes e amigos naquela cidade sertaneja.
ANIVERSÁRIO VOCAL SAL DA TERRA/CONJUNTO FILHOS DA PROMESSA: Ontem à noite foi celebrado ao Senhor um culto em gratidão pela passagem dos aniversários dos Conjuntos Filhos da Promessa e Vocal Sal da Terra, ambos coordenados pela irmã Izete Monteiro. Parabenizamos a esses dois Conjuntos e desejamos que Deus abençoe a todos os seus componentes, especialmente a sua direção.
CONSTRUÇÃO DE ALOJAMENTOS: Estamos construindo por trás do edifício de educação religiosa dois alojamentos, um masculino e outro feminino, para as diversas atividades da Igreja. Esses alojamentos servirão para eventos de pequena monta realizados pela nossa Igreja ou pela nossa Denominação ou ainda pelas nossas Congregações. Contamos com a colaboração de todos os que fazem a nossa Igreja para mais esse projeto que visa à glória de Deus e benção de nossas famílias.
ESCALA DE OBREIROS DO FINAL DO MÊS: Templo sede: hoje pela manhã – Presb. Justiniano, noite – Pr. Eudes; Quarta – Ednalva; Hoje: Cong. Bessa – Pr. Cícero; Cong. Valentina – Presb. Robério; Cong. Rota do Sol – Pr. Cícero (por ocasião do sopão); Cong. Ernani Sátiro – Sem. André Augusto; Cong. José Américo - Diác. Evandro José; Sex – Presb. Inaldo; Seg: Núcleo de Oração Casa de Margarida – Sem. Silas.
SOPÃO ROTA DO SOL: Hoje à tarde a Congregação da Rota do Sol irá realizar o seu sopão mensal para a comunidade carente circunvizinha. O sopão será seguido de um culto de evangelização e contará com o apoio do DBEN e de alguns irmãos da Igreja sede.
VIGÍLIA DE ORAÇÃO: Na próxima sexta-feira teremos uma meia Vigília de Oração que será dirigida pelo Departamento de Homens, com início às 20h e término às 24h. Se você quer dá um testemunho de bênçãos de Deus recebidas aproveite essa Vigília. Se você tem um cântico a apresentar ao Senhor aproveite a oportunidade. Se você tem uma palavra para compartilhar com a Igreja venha orar conosco! “Orai sem cessar”.
CONGREGAÇÃO DO VALENTINA: No próximo sábado, a partir das 19h30m iremos oferecer a Deus um culto em gratidão pela aquisição da nova instalação da nossa Congregação no Valentina de Figueiredo. Nesse culto pregará o Pastor da Igreja e os conjuntos Ebenézer e Emanuel se apresentarão celebrando ao Senhor. Pedimos aos irmãos que tem transporte próprio para ajudar na locomoção dos componentes do Ebenézer.
ANIVERSARIANTES DE JULHO (2ª QUINZENA)
20 – Emília Lopes de Medeiros; 20 – Arthur V. Gomes Barcelos; 20 – Diác. Lucini Akihiro Yamaguchi (Valentina); 22 – Ana Cláudia da Silva Cavalcanti; 24 – Telma Fernandes de L. Rocha; 25 – Sandra Viegas F. dos Santos; 27 – Christyanne Gomes; 27 – Mª de Lourdes Lima (Valentina); 27 – Reginaldo Pereira da Silva (Valentina); 30 – Alyne Alcântara de Souza; 30 – Josefa Porfirio da Silva; 30 – Gabriel V. de Moura Brito; 30 – Célia Farias de Andrade.
CAMPANHA ADEQUAÇÃO IMÓVEL: Precisamos que os irmãos se engajem na Campanha de Adequação do Imóvel da Congregação do Valentina colaborando com essa obra que é de Deus. Procure o Presbítero Enoaldo (88231113) e se comprometa a contribuir durante seis meses com a quantia que Deus lhe orientar. Faça isso e você, com certeza, será recompensado por Deus, pois, o Senhor não se esquece de quem tem o coração e o bolso aberto para a Sua obra.
CALENDÁRIO DE EVENTOS (JUL/AGO)
31/07 – Vigília de Oração; 09/08 – Dia dos Pais; 10/08 – Aniversário da ALIANÇA; 15/08 – Aniversário do Grupo Manancial; 23/08 – Dia da Escola Dominical; 23/08 – Aniversário do Pastorado; 28/08 – Vigília de Oração; 29/08 – Avanço Missionário na Rota do Sol; 29,30/08 – Aniversário da Congregação da Rota do Sol.
ESCALA DE OBREIROS DO MÊS DE AGOSTO
PÚLPITO IGREJA SEDE (DOM)
02 – Pr. Eudes; 09 – Pr. Éber; 16 – Pr. Eudes; 23 – Pr. Cícero; 30 – Pr. Eudes
CULTO DEVOCIONAL IGREJA (DOM)
02 – Presb. Robério; 09 – Sem. André Augusto;
16 – Josefa de Aquino; 23 – Marlene; 30 – Sem. Silas
CULTO DA HORA NONA (QUA)
05 - Mirian; 12 – Josefa de Aquino; 19 – Ednalva; 26 - Isa
ESCALA IRMÃOS HORA NONA (QUA)
05 - João Bosco; 12 – Meireles; 19 – Antonio João; 26 – Inácio
CULTO DA MOCIDADE (SÁB)
08 – Pr. Eudes; 15 – Diác. Junior; 22 – Sem. André Augusto; 29 – Sem. Silas
ESCALA DE DIÁCONOS (IGREJA SEDE)
Hoje à noite – Euclides/Meireles; Ter – Evandro; Qui – Valdenor; Sáb – Davi
CONGREGAÇÃO BESSA (DOM)
02 – Pr. Wilton; 09 – Pr. Cícero; 16 – Pr. Éber;23 – Diác. Junior; 30 – Pr. Wilton
CONGREGAÇÃO ERNANI SÁTIRO (DOM)
02 – Presb. Saul; 09 – Sem. Fabiano;16 – Sem. Silas; 23 – Pr. Eudes; 30 – Pr. Cícero
CONGREGAÇÃO ROTA DO SOL (DOM)
02 – Pr. Walter; 09 – Sem. Silas;16 – Pr. Walter; 23 – Presb. Robério; 30 – Pr. Walter
CONGREGAÇÃO VALENTINA (DOM)
02 – Presb. Enoaldo; 09 – Presb. Robério; 16 – Pr. Cícero; 23 – Pr. Éber; 30 – Presb. Enoaldo
CONGREGAÇÃO JOSÉ AMÉRICO (DOM)
02 – Presb. Inaldo; 09 – Diác. Evandro;16 – Presb. Robério; 23 – Presb. Justiniano
30 – Sem. André Augusto
CONGREGAÇÃO JOSÉ AMÉRICO (SEX)
07 – Marlene; 14 – Diác. Evandro; 21 – Diác. Valdenor; 28 – Lúcia
NÚCLEO ORAÇÃO CASA MARGARIDA (SEG)
03 – Lúcia; 10 – Jaciara; 17 – Joelson; 24 – Presb. Inaldo; 31 – Diác. Carlos Alberto

domingo, 19 de julho de 2009

BOLETIM DOMINICAL – 19/07/2009

REFLEXAO BÍBLICA

Uma Igreja Sensível a Voz do Espírito

Segundo o relato de Atos 11.19-21, a Igreja de Antioquia da Síria foi fundada por um grupo de irmãos que tinha fugido de Jerusalém por causa da perseguição contra o Cristianismo que ocorrera nela. Ainda nesse capítulo nos é dito que a Igreja de Jerusalém, ao tomar conhecimento da graça de Deus manifestada em Antioquia, enviou Barnabé para ministrar nela por algum tempo. Depois, Barnabé convidou a Paulo para ajudá-lo no ministério daquela Igreja (At 11.22-26) onde fizeram uma obra bastante proveitosa. Ainda nessa Igreja, ministrou Ágabo o profeta (At 11.27-30). A obra do Espírito Santo foi tão poderosa naquela cidade que gerou na vida dos membros daquela Igreja uma profunda dedicação a Cristo, a ponto de levar o povo de Antioquia a chamá-los de cristãos, sendo essa a primeira vez na história que foram chamados assim. (At 11.26).
O capítulo 13 de Atos nos apresenta uma Igreja consolidada e que tinha em seu ministério profetas e mestres, e que gozava de uma visão missionária aguçada. O texto nos revela ainda que nessa Igreja o Espírito Santo operava com liberdade. “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” At 13.2. No versículo seguinte nos é mostrada a grande sensibilidade que a Igreja tinha de ouvir e de obedecer a voz do Espírito de Deus. “Então, Jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram” At 13.3.
Irmãos a Bíblia nos revela que o Espírito Santo foi dado a Igreja como um dom celestial. A habitação do Espírito Santo na vida do crente em Cristo é uma das grandes verdades declaradas nas Escrituras. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” Ef 1.13. O Espírito foi derramado sobre a vida de todo o crente verdadeiro, no ato de sua salvação, batizando-o no corpo de Cristo (1 Co 12.13), e lhe foi dado para guiar a sua vida, dentre outras coisas (Jo 16.13; Rm 8.14).
A Bíblia revela ainda que o Espírito Santo habita em cada crente e também na Igreja como comunidade. “... Neles habitarei, e entre eles andarei...” 2 Co 6.16.
Contextualizando o assunto, a presença do Espírito Santo no meio da nossa Igreja é uma realidade maravilhosa. No livro de Apocalipse somos orientados a dar ouvidos à voz do Espírito. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas” Ap 2.29.
Amados, estamos comemorando doze anos de organização eclesiástica. O Espírito Santo, representando o Senhor Jesus, está em nosso meio, renovando, motivando, fortalecendo, guiando e levando-nos a fazer a vontade de Deus.
Deus tem um propósito maravilhoso em nossas vidas através do ministério de nossa Igreja. Para que isso se torne uma realidade faz-se necessário que sejamos sensíveis a voz do Espírito de Deus que habita em nós.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti
TEMA DO ANIVERSÁRIO: UMA IGREJA SENSÍVEL A VOZ DO ESPÍRITO.
LEMA: “QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS” Ap 2.29
BREVE HISTÓRICO DA III IEC/JPA

A III Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa foi oficialmente organizada no dia 17/07/97 sob o pastorado do Rev. Jônatas Ferreira Catão, pastor na época da Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa, da qual era Congregação desde 1983, sendo, na oportunidade, arrolados a quantidade de quarenta membros de ambos os sexos. A atual III IEC/JPA funcionou durante quatorze anos como Congregação da citada Igreja.
O trabalho Congregacional no bairro de Ernesto Geisel começou pela iniciativa do Departamento de Mocidade da I IEC/JPA que realizava cultos ao ar livre nos domingos à tarde, no início da década de 1980. Como conseqüência desses cultos, um grupo de irmãos começou a se reunir na residência do irmão Adelson Alexandre dos Santos, hoje Presbítero e tesoureiro da Igreja, que cedeu bondosamente às instalações de sua casa para que o incipiente trabalho tivesse o seu início.
Considerando o crescimento da obra pela graça e propósito de Deus, a I IEC/JPA começou a planejar e a orar visando à aquisição de um terreno onde pudesse construir um templo. Deus, segundo o seu propósito e graça, disponibilizou um excelente terreno numa posição estratégica dentro daquele bairro, doado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, graças à intermediação do Deputado Sócrates Pedro de Melo, na época Diácono da I IEC/JPA. Os trabalhos de construção do atual santuário começaram e foi concluído sob a administração do Pastor Jônatas Ferreira Catão, pela graça de Deus, no ano de 1983. Ainda sob a gestão do pastor Catão foi construída uma casa pastoral anexa a Igreja, que hoje está atendendo alguns seminaristas do Seminário Teológico Evangélico Congregacional de João Pessoa (STEC/JPA).
A I IEC/JPA organizou o trabalho em Congregação em 1983. Diversos obreiros da Primeira Igreja deram assistência ao mesmo quando era Congregação: Sérgio Ribeiro, Carlos Almir, Marcone Carvalho, Ronaldo Gomes, Djalma Muniz, Alcimar Dantas, Josinaldo Félix e Wilton Nóbrega.
Quando da organização da III IEC/JPA, assumiu o seu pastorado o Rev. Wilton Bezerra da Nóbrega que exerceu o seu ministério até 21 de agosto de 2004, sendo, na ocasião, substituído pelo Rev. Eudes Lopes Cavalcanti, após a transferência do Pastor Wilton para assumir o pastorado da recém organizada Igreja Congregacional no Bessa. Sob o pastorado do Rev. Wilton Bezerra, a Igreja teve um grande impulso para a glória de Deus, crescendo a sua membrezia para aproximadamente cento e cinqüenta membros e duas congregações, uma no Valentina e a outra em Dona Inês, sendo esta última entregue a IEC de Guarabira/PB, devido às dificuldades operacionais de manutenção. Ainda sob o seu pastorado, foi construído um prédio que está sendo utilizado como edifício de educação religiosa, onde funcionam aos domingos as classes da Escola Dominical e as noites para outras atividades.
Continuando na sua vocação histórica de crescimento, a III IEC/JPA, no pastorado do Rev. Eudes Lopes Cavalcanti, consolidou o trabalho no Valentina que teve um grande impulso e abriu congregações nos Conjuntos habitacionais da Rota do Sol, do Ernani Sátiro e do José Américo. Sob circunstâncias especiais agregou-se a Igreja um grupo do Bessamar onde foi organizada a sua mais nova Congregação. Ainda sob o atual pastorado, foi construída uma área coberta pré-moldada e uma cozinha anexa e uma área de serviços para os eventos da Igreja, e adequação de salas para o Departamento Infantil, Berçário e aparelhamento de uma sala para projeção. Recentemente a Igreja adquiriu um imóvel para a construção de um templo no Valentina. Iremos começar breve a construção de dois alojamentos na parte de trás da Igreja, um feminino e outro masculino para os seus futuros eventos. O atual pastorado tem como uma de suas metas a construção de um novo santuário com 15mx30m, com galerias, visando acomodar uma quantidade maior de pessoas sentadas nos seus cultos.
A III IEC/JPA tem hoje, entre membros e congregados, uns trezentos irmãos e conta no seu ministério com dois Pastores (Eudes e Geraldo), seis Presbíteros e onze Diáconos. Estão ainda servindo ao Senhor no campo da Igreja os pastores Cícero, Walter, Wilton e Éber. A III IEC/JPA tem sido agraciada por Deus na área de louvor com grupos organizados, a saber: Coral Filhos do Rei, Conjuntos Ebenézer (mulheres), Filhos da Promessa (adolescentes), Despertando Vidas, Manancial, Quarteto Emanuel e outros conjuntos. Na sua estrutura administrativa a igreja tem onze departamentos através dos quais as suas diversas atividades são executadas. A obra beneficente é feita pelo DBEN que atende aos irmãos carentes com fornecimento de cestas básicas, medicamentos e outras coisas. Agradecemos a Deus pelo seu propósito na existência da III IEC/JPA, que tem procurado servi-lo com alegria e com dedicação, apesar de suas poucas forças.
E. L.C.
NOTÍCIAS
CAMPANHA ADEQUAÇÃO IMÓVEL: Estamos iniciando uma campanha para ajudar na adequação do imóvel que adquirimos no Valentina para uso como santuário pelos irmãos daquela Congregação, a fim de sairmos do atual aluguel. Queremos contar com o apoio de todos os que fazem a nossa Igreja. Que ninguém se omita! Procure Marlene e informe o valor que você pode contribuir durante seis meses.
ANIVERSARIANTES JULHO DE 2009
05 – Mª Aparecida de Souza; 11 – Mayra Dias Ferreira; 12 – Alana Mayra Bento (Valentina); 13 – Lindalva Araújo Santos; 13 – Laélia Joyce D. Diniz: 20 – Emília Lopes de Medeiros; 20 – Arthur V. Gomes Barcelos; 20 – Diác. Lucini Akihiro Yamaguchi (Valentina); 22 – Ana Cláudia da Silva Cavalcanti; 24 – Telma Fernandes de L. Rocha; 25 – Sandra Viegas F. dos Santos; 27 – Christyanne Gomes; 27 – Mª de Lourdes Lima (Valentina); 27 – Reginaldo Pereira da Silva (Valentina); 30 – Alyne Alcântara de Souza; 30 – Josefa Porfirio da Silva; 30 – Gabriel V. de Moura Brito; 30 – Célia Farias de Andrade.
(Parabenizamos aos aniversariantes em nome do Senhor Jesus).
CALENDÁRIO DE EVENTOS (JUL/AGO)
18,19/07 – Aniversário da Igreja; 25/07 – Aniversário Conj. Filhos da Promessa/Vocal; 31/07 – Vigília de Oração; 09 – Dia dos Pais; 10 – Aniversário da ALIANÇA; 15 – Aniversário do Grupo Manancial; 23 – Dia da Escola Dominical; 23 – Aniversário do Pastorado; 28 – Vigília de Oração; 29 – Avanço Missionário na Rota do Sol; 29,30 – Aniversário da Congregação da Rota do Sol.
VISITANTES: Damos as boas vindas aos nossos ilustres visitantes. Deus se digne a abençoar a todos em nome de Jesus.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

BOLETIM DOMINICAL – 12/07/2009

REFLEXÃO BÍBLICA

A Misericórdia de Deus

Conta-se que havia um jovem no exército de Napoleão, que cometeu um ato tão grave, a ponto de ser condenado à morte. Na véspera de seu fuzilamento, a mãe do jovem foi falar com Napoleão e implorou misericórdia para o filho. Napoleão replicou: - Mulher, seu filho não merece misericórdia. – Eu sei – ela disse. – Se ele merecesse, não seria misericórdia.
E foi exatamente isto, o que Deus teve por nós, misericórdia. Portanto o mínimo que podemos fazer é agradecer a Deus por este atributo divino, uma vez que fomos beneficiados por ele.
E como afirmou Eduardo Joiner: a misericórdia de Deus é a demonstração da sua bondade e amor, em manifestação de compaixão e piedade para com aqueles que estão em aflição, ou expostos a miséria e ruína. E a sua misericórdia chega para o livramento das criaturas caídas.
Deus é misericordioso, a sua misericórdia se estende não somente aos homens crentes e descrentes, mas também a criação inteira; as suas misericórdias é sobre todas as suas obras (Sl 145.9), Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração, e todas as coisas (At 17.25). Ele supre todas as necessidades da vida: porque faz com que o sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos (Mt 5.45).
É importante notar que as misericórdias que Deus concede aos ímpios são exclusivamente de natureza temporal; quer dizer, limitam-se estritamente a presente vida. Não haverá misericórdia que se estenda a eles, além-túmulo. Enquanto isto há uma misericórdia soberana reservada para os herdeiros da salvação, comunicada a este através de Jesus Cristo.
Quanto aos ímpios, apesar do seu continuado desafio a Deus, eles esperam contar com a atitude misericordiosa de Deus em favor deles. Muitos dizem assim: não acredito que Deus me lançará no inferno; Ele é misericordioso. Só que Deus é Deus de justiça, como de misericórdia, e Ele declarou expressamente que “ao culpado não tem por inocente...” Ex 34.7. Sim ele disse: “Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus” Sl 9.17.
Deus mostra misericórdia para o penitente sincero e não para o impenitente (Lc 13.3).
É diabólico continuar no pecado e ainda querer contar com a misericórdia de Deus.
O fato é que aqueles que negligenciam as leis da saúde espiritual sofrerão para sempre a “segunda morte”. E até o lançamento dos reprovados no “lago de fogo” é um ato de misericórdia; porque não seria justo que Deus permitisse que os seus filhos fossem forçados a viver no meio dos filhos do diabo. Em Apocalipse 21.27 encontramos que na Nova Jerusalém (no Céu) não entrará coisa alguma que a contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Irmã Valda
NOTÍCIAS
ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA: Na terça-feira passada realizamos uma assembléia extraordinária para tratarmos da aquisição de um imóvel no Valentina e para autorização do aluguel de um prédio no Bessa. Ambos os assuntos foram aprovados por unanimidade, graças a Deus. Com essas decisões entendemos que Deus está nesses dois negócios, e que a partir da terça-feira passada contam com a benção do Senhor. “Porque Deus é o que opera em vós, tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” Fp 2.13.
CAMPANHA ADEQUAÇÃO IMÓVEL: Estamos iniciando uma campanha para ajudar na adequação do imóvel que será adquirido no Valentina para uso como santuário pelos irmãos daquela Congregação, a fim de sairmos do atual aluguel. Queremos contar com o apoio de todos os que fazem a nossa Igreja. Que ninguém se omita! Procure Marlene e informe o valor que você pode contribuir durante seis meses.
SEMANA DE ORAÇÃO (13-17) (I): Iremos realizar a nossa semana de oração de amanhã até sexta-feira. Os dirigentes dos cultos serão os seguintes irmãos: Seg – Marlene; Ter – Pr. Eudes; Qua – Presb. Robério; Qui – Pr. Eudes; Sex – Presb. Adelson. Os dirigentes são os responsáveis pela reflexão bíblica de 15 minutos, ficando ao seu critério fazê-la ou convidar alguém da Igreja para isso.
SEMANA DE ORAÇÃO (13-17) (II): O enfoque principal da semana de oração é o aniversário da Igreja. Os dirigentes devem reservar um período de tempo em cada culto para agradecimento a Deus pela existência, vida e ministério da nossa Igreja.
FAMÍLIA SOB ORAÇÃO: Lourdes, Karla Keliane, Karla Heliane, Genilson, Antonio, Terezinha e Astro. “Orai uns pelos outros para que sareis”.
ANIVERSÁRIO DA IGREJA (I): Iremos comemorar o 12º ano de organização de nossa Igreja nos próximos dias 18 e 19 deste mês. Serão três cultos a Deus em comemoração a esse aniversário: um no sábado à noite quando ministrará a Palavra de Deus o pastor Éber Lucena e os outros dois no domingo, quando estará ministrando a Palavra do Senhor o pastor Carlos Formiga, da IEC de Itabaiana. No culto do sábado iremos contar com uma representação de todas as Congregações da Igreja (Bessa, Valentina, Rota do Sol, Ernani Sátiro e José Américo). Ainda no culto de sábado contaremos com a presença do Diác. Antonio Andrade que louvará ao Senhor, além do quarteto Emanuel. No domingo pela manhã teremos a presença dos cantores Arthur Félix da 1ª IEC/JPA e Adriana da Congregação do Valentina, e do Conjunto Ebenézer. No domingo à noite o coral da Igreja se apresentará louvando a Deus. Nos três cultos outros conjuntos da Igreja se apresentarão louvando ao Senhor.
ANIVERSÁRIO DA IGREJA (II): A temática do aniversário da Igreja é “Uma Igreja sensível à voz do Espírito”, e o lema é: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” Ap 2.29. Os preletores ministrarão sob esse tema. Oremos intensamente para que nessas três reuniões a graça divina seja derramada de uma forma especial.
CURSO DE ORATÓRIA PARA OBREIROS: Começa amanhã na Congregação no Bessa em suas novas instalações, um curso de oratória para obreiros. Esse curso terá a duração de uma semana (13 a 17/07), e funcionará no horário de 19h as 22h O valor do investimento é de R$ 40,00. Os interessados devem procurar a irmã Virgínia Macedo através dos fones 3246-0200/87807669.
CALENDÁRIO DE EVENTOS (JUL/AGO)18,19/07 – Aniversário da Igreja; 25/07 – Aniversário Conj. Filhos da Promessa/Vocal; 31/07 – Vigília de Oração; 09 – Dia dos Pais; 10 – Aniversário da ALIANÇA; 15 – Aniversário do Grupo Manancial; 23 – Dia da Escola Dominical; 23 – Aniversário do Pastorado; 28 – Vigília de Oração; 29 – Avanço Missionário Rota do Sol; 29,30 – Aniversário Rota do Sol.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

BOLETIM DOMINICAL – 05/07/2009

REFLEXÃO BÍBLICA

O louvor na Igreja

As Sagradas Escrituras nos revelam que o ministério do louvor ao Senhor transcende a história do povo de Deus do passado, pois, nos Céus Deus sempre foi adorado pelos anjos até mesmo antes da fundação do mundo. “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Fazes-mo saber se tens inteligência... Quando as estrelas da alva junta alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?” Jó 38.4-7.
No meio do povo de Deus a primeira manifestação de louvor de que se tem notícia em que foram usados a voz, instrumentos musicais e expressão corporal (dança) foi a que foi feita por Miriam, mulher profetiza, irmã de Moisés que exaltou ao Deus dos céus pela estrondosa vitória concedida ao povo de Israel quando foi consumada a libertação da escravidão egípcia (Ex 15.20,21).
A partir da organização do sacerdócio arônico e do conseqüente culto a Deus, no santuário, especialmente no templo em Jerusalém corais foram organizados para louvar e exaltar ao grande Javé, Deus dos Céus, o Deus Todo-Poderoso.
Na época de Davi três homens foram levantados por Deus para ocupar-se especialmente com o ministério de louvor na tenda da Congregação (1 Cr 15.16-22). Antes da construção do templo do Senhor em Jerusalém, o rei Davi organizou os corais que iriam se apresentar regularmente nos cultos a Deus, compostos pelos levitas de três famílias, a de Asafe, a de Hemã e a de Jedutum (1 Cr 25.1-31).
Ao se observar os textos de Crônicas citados, encontramos homens e famílias consagrados para o ministério do louvor, uma diversidade de instrumentos musicais, tais como harpas, saltérios, alaúdes, cornetas, buzinas, címbalos, trombetas, e a recomendação de se cantar e tocar bem, pois aqueles cantores estavam profetizando quando exaltavam ao Senhor através dos cânticos. “E disse Davi aos príncipes dos levitas que constituíssem aos seus irmãos, os cantores, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos, para que se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria” 1 Cr 15.16. “E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido” 1 Cr 15.22. “Todos estes estavam ao lado de seu pai para o canto da casa do Senhor, com saltérios, alaúdes e harpas, para o ministério da casa de Deus; e, ao lado do rei, Asafe, Jedutun, e Hemã” 1 Cr 25.7.
Na Igreja Evangélica, a exemplo do Israel antigo, o ministério de louvor ocupa um papel de destaque. Aqui em nossa Igreja o Senhor tem nos agraciado com diversos irmãos que tem dons de Deus nessa área e que estão servindo ao Senhor através dos diversos conjuntos que temos.
Hoje à noite pela graça divina iremos comemorar mais um aniversário do nosso abençoado Conjunto Coral Filhos do Rei. São nove anos de organização. Apesar das lutas e dificuldades Deus tem sempre conduzido essa obra em triunfo.
Aos irmãos que foram levantados por Deus para ministrar na Igreja nessa área tão importante do seu ministério, especialmente os que fazem o Conjunto Coral Filhos do Rei, exortamos a que se esmerem a cada dia e façam o melhor para a glória de Deus, pois o nosso Deus é digno de receber toda a honra, toda a glória e toda a exaltação.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti
NOTÍCIAS
CELEBRAÇÃO DA CEIA: Hoje à noite em culto solene iremos celebrar a Ceia do Senhor. Lembramos aos irmãos que a Ceia é o símbolo memorial da morte redentora do Senhor Jesus Cristo. O Salvador instituiu a Ceia para que a Igreja ao longo de sua existência se lembrasse do que Ele fez na cruz do Calvário para nos salvar da perdição eterna. “Fazei isto em memória de mim”.
AQUISIÇÃO DE IMÓVEL: Os irmãos da Congregação do Valentina, liderados pelo Presbítero Enoaldo, dirigente do trabalho, estão se mobilizando para adquirir um imóvel (casa) para construção de um templo no futuro. O valor do imóvel é R$ 23.000,00 + R$ 13.000,00 (pendência de Cagepa + IPTU/TCR). Iremos fazer um empréstimo para aquisição desse imóvel dentro das possibilidades de pagamento da Congregação.
CAMPANHA ADEQUAÇÃO IMÓVEL: Estamos iniciando uma campanha para ajudar na adequação do imóvel no Valentina para uso como santuário pelos irmãos daquela Congregação a fim de sairmos do atual aluguel. Queremos contar com o apoio de todos os que fazem a nossa Igreja. Que ninguém se omita! Procure Marlene e informe o valor que você pode contribuir durante seis meses.
DIA DA MULHER CONGREGACIONAL: No próximo sábado, a partir das 19h30m, teremos um culto especial em comemoração ao Dia da Mulher Congregacional. A presidente da 1ª Regional do DAC Professora Virgínia Macedo fará a reflexão bíblica. Prestigiem!
CURSO DE ORATÓRIA PARA OBREIROS: A nossa Congregação no Bessa irá realizar em suas novas instalações, no período de 13 a 17/07, no horário das 19h às 22h um curso de oratória para obreiros. O valor do investimento é de R$ 40,00.
CASAMENTO: Hoje, logo após o estudo da lição, no santuário de nossa Igreja, será realizada uma breve cerimônia religiosa de casamento de Deny e Eugra. Deny é filho da irmã Celízia Ferrer. O Pastor da Igreja oficiará essa cerimônia.
ANIVERSÁRIO CORAL FILHOS DO REI: No culto da noite o Coral Filhos do Rei estará comemorando mais um aniversário de organização. Nesse culto o Coral apresentará uma cantata para a glória de Deus. Ainda nesse culto pregará o Pastor Éber Lucena e o quarteto Emanuel louvará ao Senhor.
VIAGEM DIÁC. VALDENOR: O Diácono Valdenor e sua família viajaram para Patos/PB para passar uns dias com os seus familiares. Oremos por esses amados irmãos.
SEMANA DE ORAÇÃO: Devido ao aniversário da Igreja (18 e 19/07) iremos realizar a nossa semana de oração na semana que antecede ao aniversário (13 a 17).
FAMÍLIA SOB ORAÇÃO: Diác. Diniz, Lúcia, Laélia, Laércia e Og. “Orai uns pelos outros para que sareis”.
NOTA DE GRATIDÃO: Agradecemos a todos os irmãos que contribuíram fielmente com os dízimos e as ofertas, durante o mês passado, para a manutenção da obra do Senhor através do ministério de nossa Igreja. Certamente Deus recompensará a todos por isso.
CALENDÁRIO DE EVENTOS (JUL/AGO)
11/07 – Dia da Mulher Congregacional; 18,19/07 – Aniversário da Igreja; 25/07 – Aniversário Conj. Filhos da Promessa/Vocal; 31/07 – Vigília de Oração; 09 – Dia dos Pais; 10 – Aniversário da ALIANÇA; 15 – Aniversário do Grupo Manancial; 23 – Dia da Escola Dominical; 23 – Aniversário do Pastorado; 28 – Vigília de Oração; 29 – Avanço Missionário Rota do Sol; 29,30 – Aniversário Rota do Sol.
ANIVERSARIANTES DE JULHO
05 – Mª Aparecida de Souza; 11 – Mayra Dias Ferreira; 12 – Alana Mayra Bento (Valentina); 13 – Lindalva Araújo Santos; 13 – Laélia Joyce D. Diniz: 20 – Emília Lopes de Medeiros; 20 – Arthur V. Gomes Barcelos; 20 – Diác. Lucini Akihiro Yamaguchi (Valentina); 22 – Ana Cláudia da Silva Cavalcanti; 24 – Telma Fernandes de L. Rocha; 25 – Sandra Viegas F. dos Santos; 27 – Christyanne Gomes; 27 – Mª de Lourdes Lima (Valentina); 27 – Reginaldo Pereira da Silva (Valentina); 30 – Alyne Alcântara de Souza; 30 – Josefa Porfirio da Silva; 30 – Gabriel V. de Moura Brito; 30 – Célia Farias de Andrade.
(Parabenizamos aos aniversariantes em nome do Senhor Jesus).
@@@@@@
ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA: O Pastor da Igreja convoca a todos os membros para uma assembléia extraordinária na próxima terça-feira, a partir das 20h15m, para tratarmos da compra do imóvel no Valentina e do aluguel do prédio no Bessa
VISITE O BLOG DO PASTOR EUDES: preudescavalcanti.blogspot.com