segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

RETIRO ESPIRITUAL DE 2010

III IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE JOÃO PESSOA

RETIRO ESPIRITUAL DE 2010

Tema do Retiro: “Restaurando Valores Perdidos”
Lema: “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, ... e não vai após a perdida até que venha a achá-la?” Lc 15.4

CULTOS
Dia 13/02 (Sábado) – 20h
Direção – Silas França
Pregador – Pr. Éber Lucena
Dia 14/02 (Domingo) – 9h
Direção – Marçal Junior
Pregador – Pr. Ornilo
Dia 14/02 (Domingo) – 20h
Direção – André Augusto
Pregador – Pr. Eudes
Dia 15/02 (Segunda) – 9h (Oficina)
Direção – Demétryo
Pregador - Ednaldo Marques
Dia 15/02 – (Segunda) – 20h
Direção – Silas França
Pregador – Pr. Ricardo
(Dom e Seg – 15h às 16h - culto de oração facultativo – Responsabilidade das irmãs Adeilda/Ednalva)

HINO OFICIAL

Primeiro Amor

Quero voltar ao início de tudo
Encontrar- me contigo Senhor
Quero rever meus conceitos, valores
Eu quero reconstruir

Vou regressar ao caminho
Volver as primeiras obras Senhor
Eu me arrependo Senhor,
Me arrependo Senhor, me arrependo Senhor
Eu quero voltar
Ao primeiro amor
Ao primeiro amor
Eu quero voltar a Deus


REFLEXÃO BÍBLICA

Tempo de Retiro Espiritual

Chegamos ao período de Carnaval, festa popular brasileira que tem encharcado as pessoas que moram em todos os rincões deste País.
Pela graça divina fomos um dia alcançado pela obra redentora de Cristo Jesus e isso mudou as nossas vidas de tal maneira que não andamos mais segundo a carne e sim segundo o Espírito. Por isso o Carnaval não nos tem fascinado, porque maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo.
Enquanto o Brasil se submerge na festa momesca, a III IEC/JPA, a exemplo de muitas outras Igrejas em nossa Capital, resolveu recolher-se num Retiro Espiritual para refletir sobre sua vida cristã e buscar mais a presença de Deus.
Por sugestão de Murilo Pedro, o jovem diretor do Conjunto Coral de nossa Igreja, que acreditamos tenha sido orientado por Deus, a direção do Retiro adotou o tema “Restaurando Valores Perdidos” para nortear as palestras que serão proferidas pelos preletores convidados para esse que é um dos maiores eventos da Igreja.
A direção da Igreja optou pela realização do Retiro em suas próprias dependências por considerá-las adequadas para isso. Deus por graça e por misericórdia nos concedeu um excelente terreno numa posição privilegiada no Geisel, terreno esse que está sendo racionalmente ocupado com instalações que nos permitem realizar eventos dessa natureza sem dever nada a qualquer outro lugar que poderíamos alugar para essa finalidade. Temos um santuário, uma área coberta bem arejada, uma cozinha, dois alojamentos, um edifício de educação religiosa com cinco salas espaçosas, banheiros internos e externos, sombra de arvores, mesas, cadeiras, etc.
O tema do Retiro “Restaurando Valores Perdidos” é oportuno porque na estrada da vida cristã, às vezes, perdemos alguma coisa importante que precisa ser readquirida. Às vezes perdemos coisas importantes e até não damos conta do que perdemos. Na parábola das cem ovelhas proferida pelo nosso Salvador (Lc 15.3-7), é enfocada a perda de uma ovelha e do zelo do pastor em buscar a ovelha perdida e trazê-la novamente ao redil. A lição maior da parábola é ensinar que Jesus o bom Pastor toma conta das suas ovelhas e nenhuma delas se perderá, mesmo aquela que se desviou. Ele buscará a perdida até encontrá-la, e se regozijará em tê-la novamente sob o seu pastoreio. Mas outras lições podem ser extraídas da parábola como, por exemplo, a questão da perda de algo valioso para o seu possuidor, a descoberta ou a consciência da perda, a busca incessante até achar o que foi perdido.
Como dizemos acima, às vezes perdemos alguma coisa importante em nossa vida cristã, para nós e principalmente para Deus, que precisa ser recuperada ou restaurada com urgência. Olhando para outro texto, desta feita no livro de Apocalipse, na carta enviada pelo Senhor para a Igreja de Éfeso, uma operosa Igreja existente na época na Ásia Menor, vemos que Jesus identificou algo que não poderia ter sido perdido pela Igreja que era a sua devoção, o seu amor pelo seu Senhor e Salvador. A Igreja foi exortada a reconhecer a perda e a buscar incessantemente a restauração do que fora perdido. “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres” Ap 2.4,5.
Como o objetivo maior do Retiro é levar-nos a uma reflexão sobre o tema, é oportuno que nos humilhemos diante de Deus e deixemos o Espírito Santo, que habita em nós, fazer uma sondagem e nos mostrar aquilo de valor que perdemos e que precisa ser restaurado ou resgatado com urgência.
Bom retiro para todos! Deus abençoe a todos abundantemente em nome de Jesus.
Pastor Eudes Lopes Cavalcanti

Nenhum comentário: