REFLEXÃO BÍBLICA
Não sabendo administrar o sucesso
A Bíblia Sagrada fala de um rei chamado Uzias que começou a reinar sobre o povo de Deus (Reino de Judá) com a idade de doze anos, muito jovem, e que reinou cinquenta e cinco anos. Diz-nos as Escrituras que Uzias começou muito bem o seu reinado de acordo com a ótica divina, pois desde cedo se pôs a buscar a Deus. “Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar” 2 Cr 26.5. Com o auxílio divino que se fez fortemente presente em sua vida Uzias realizou uma obra poderosa no meio do povo de Deus. Venceu os inimigos do seu reino (filisteus, amonitas, arábios, etc), desenvolveu de uma maneira especial a agricultura em Israel, fortificou cidades, construiu outras, cavou poços, ampliou o exército do seu reino, equipou-os com diversos tipos de armas para fazer as guerras do Senhor, enfim Uzias fez um governo do ponto de vista político, impecável.
Mas a Bíblia nos fala também que esse poderoso rei não soube conviver com o sucesso que Deus lhe dera. O texto sagrado nos diz que ele achou que podia
fazer qualquer coisa que lhe viesse a
mente. Esquecera-se Uzias de que Deus estabelecera limites para todos os segmentos do seu povo, inclusive para o seu maior mandatário que era o rei, o ungido do Senhor. “Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso” 2 Cr 26.16. Aí está o fracasso daquele poderoso rei; querer entrar no santuário de Deus e oferecer incenso ao Senhor coisa essa privativa ao ministério sacerdotal. Só os sacerdotes da família de Arão é que estavam credenciados a entrar no lugar santo onde estava o altar do incenso, para fazer a oferenda ao Senhor. Como castigo dessa atitude pecaminosa, a Bíblia diz que o grande rei Uzias, ali mesmo no santuário, foi ferido por Deus com uma lepra e teve que sair às pressas da casa do Senhor, e viveu o resto de sua vida morando numa casa isolada, passando a gerência do reino ao seu filho Jotão que o sucederia, depois de sua morte, no trono de Judá. “Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso... Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra” 2 Cr 26.19-21.
Queridos irmãos, é preciso que tenhamos cuidado com o sucesso que muitos de nós estão tendo em diversas áreas da vida, principalmente na material, a ponto de nos esquecermos dos limites estabelecidos por Deus na Sua Palavra.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti
NOTÍCIAS
ORGANIZAÇÃO IGREJA BESSAMAR: hoje pela manhã haverá na Congregação do Bessamar uma assembléia para organizar aquele trabalho em igreja autônoma. Essa assembléia será presidida pelo Pastor Eudes. Junto com o Pastor da III IEC/JPA irão os Presbíteros Enoaldo, Léo, Adelson e Genison. Nessa assembléia será aprovado o Estatuto da nova Igreja, a eleição do Pastor Titular, a eleição dos oficiais Presbíteros e Diáconos e a eleição das diretorias dos departamentos.
CULTO INAUGURAL IGREJA BESSAMAR: na próxima sexta-feira, a partir das 19h30m, haverá o culto inaugural da Comunidade Evangélica Congregacional Bessamar. Nesse culto teremos a posse do Pastor da Igreja, a consagração de oficiais e a posse dos mesmos bem como a posse das diretorias dos diversos departamentos da igreja.
CONSTRUÇÃO DA CALÇADA: estamos aguardando a disponibilidade do pedreiro para iniciar a construção da calçada da parte de trás do muro da Igreja. A obra está estimada em dois mil e quinhentos reais contando com a mão de obra. Dê a sua oferta de amor para realizarmos essa obra.
CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA: foi uma benção a nossa conferência missionária. Deus em tudo abençoou o evento. Pudemos sentir isso ao longo da programação dos dois cultos que oferecemos ao Senhor. Queira o bondoso Deus continuar abençoando aos irmãos que fazem o DMIS.
LOGOMARCAS IGREJA E DMIS: já se encontram disponíveis as logomarcas (adesivos) da nossa Igreja e do nosso Departamento de Missões. Procurem o presbítero Genison e compre os dois adesivos para você colocá-los no seu automóvel, moto, geladeira, etc. Custam R$ 2,00 cada um. Adquirindo os adesivos você está contribuindo para a obra missionária da Igreja.
ANIVERSÁRIO DO DAUC: nos próximos dias 23 e 24/11 (sábado e domingo) iremos comemorar o aniversário do nosso Departamento de Auxiliadoras. Iremos oferecer a Deus três cultos (sábado à noite, domingo pela manha e a noite). Pregarão nesses cultos o Pastor André e a Missionária Luciene.
MOTIVOS DE ORAÇÃO: oremos pelas famílias, pelos enfermos, pelos Pastores e Oficiais, pelas Congregações, pelos Departamentos, pelos Seminaristas, pelos eventos da Igreja, pela salvação das almas perdidas, pela ALIANÇA, pelo STEC, pela Pátria,... “Orai sem cessar”.
IRMÃ CIRURGIADA: a irmã Valda foi cirurgiada quarta-feira passada e passa bem, graças a Deus. A cirurgia foi num de seus olhos e ela está convalescendo em sua residência.
ASSEMBLÉIA ESPECIAL PARA ELEIÇÃO DE OFICIAIS: hoje após o culto da noite (20h), será realizada uma assembléia especial em todo o campo da III IEC/JPA, exceto o do Bessamar que já foi organizada em Igreja autônoma nesta manhã. A eleição será de Pastor Auxiliar e de Presbíteros e Diáconos, conforme autorizado pela Igreja em sua última assembléia. Os concorrentes são os irmãos: Pastor Auxiliar: Rev. Cícero Manuel; Presbíteros: Franklim José, Evandro José, José Diniz (templo sede), e Carlos Alberto (Cong. José Américo); Diáconos: João Bosco, Demétryo Albuquerque, Francisco Marçal (templo sede), Francisco Martins (Cong. José Américo), e Gilson Cordeiro (Cong. Ernani Sátiro). A eleição será por escrutínio secreto e serão eleitos aqueles candidatos que alcançarem 2/3 dos votos dos presentes na assembléia. Nas Congregações da Igreja funcionará uma extensão da assembléia sob a orientação do seu dirigente que coordenará o processo eleitoral. As 20h em ponto, os coordenadores das Congregações instalarão a extensão da assembléia e contarão os presentes e informarão via celular a irmã Isabel Cristina (88000677) ou ao Diácono Josenilton (88005318), para composição do quorum. Depois da votação contatarão os mesmos celulares para informar o resultado já contabilizado a fim de ser totalizados com os votos do templo sede.
Pedimos aos coordenadores das Congregações levarem duas ou três canetas esferográficas para facilitar o preenchimento das cédulas de votação.
Os irmãos eleitos ainda não consagrados serão consagrados no primeiro domingo do mês de novembro, num culto pela manhã, e todos os eleitos serão empossados nesse mesmo culto.
Diante da grande responsabilidade que a Igreja tem na escolha de seus oficiais pedimos, encarecidamente, as orações de todos para que Deus manifeste a sua vontade através dessa eleição, pois não queremos apenas compor o ministério da Igreja, mas ter homens que sirvam a Deus de todo o coração e que sejam dedicados ao ministério da III IEC/JPA.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti
Presidente do Conselho Eclesiástico
Nenhum comentário:
Postar um comentário